domingo, 9 de junho de 2013

Como surgiu o Bordado em Ponto Russo

Olá pessoal, gostaria de compartilhar a história do Ponto Russo:

Os antigos egípcios estavam entre os primeiros a empregar essa técnica usando os ossos ocos das asas dos pássaros como agulhas. A técnica foi usada durante toda Europa durante a idade média, para decorar roupas e frequentemente em painéis eclesiásticos. Em épocas modernas, foi associada com o bordado feito por imigrantes russos que pertencem a uma seita religiosa denominada "Old Believers" (velhos crentes).

Durante o reino de Peter O grande, no 
século XVII, a igreja ortodoxa russa estava atravessando um período de mudança. Uma nova liderança fez reformas relativas a alguns rituais e alguns rejeitaram essas modificações. Aqueles que se opuseram dividiram a igreja e foram perseguidos primeiramente pela nova liderança e posteriormente pelos Tsares. Essas pessoas foram dispersas para áreas remotas da Rússia e em torno do mundo. Alguns se estabeleceram na América. Há diversos grupos nos Estados Unidos, mas a concentração maior está localizada próxima a Portland Maine.

De alguma forma, os dispersos são como os Amish vivem isolados e rejeitam muitas coisas da cultura moderna. Alguns de seus costumes incluem o seguinte: usam o calendário ortodoxo russo (o Natal é comemorado duas semanas mais tarde). Seus rituais de adoração são feitos em slavonic, um dialeto russo. Não comem em pratos, nem usam nada que já foi usado por "não crentes".

A técnica do bordado russo é uma forma de arte começada e perpetuada por sua cultura reclusa. Durante séculos, os seguidores da seita, embelezaram suas roupas com essa técnica. O bordado russo foi ensinado para muitas gerações até os dias atuais. A agulha original dos imigrantes russos era feita de ossos de pássaros e só no tamanho para um fio de linha.

Hoje fazemos o ponto russo com os mais diversos materiais e para os mais diversos usos, desde aplicações separadas que colamos ou costuramos posteriormente no tecido, como peças de tapeçaria de tamanhos variados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário